Farinha Podre

No início havia o sertão e a farinha era podre. Mas não a dos nativos que ali habitavam. Estes se utilizavam de uma raiz para produzirem sua farinha. Eis que, daí, a necessidade de exaltar a importância das raízes.

A mudança é permanente, mas o caminho pode ser tortuoso. Ardido. Podre! E nos infortúnios vindouros, onde o percurso pode se tornar incerto e cheio de confusão, há de se ter a oportunidade de retornar às raízes.

Raiz amarela
Farinha Podre Guitarra

As raízes culturais. Do povo que semeia o hábito e colhe a tradição. Que transmite sua história na base do conto. E do canto. E onde há canto, há dança. E se pode ser escrito na forma de conto, pode ser esboçado em rabisco. Não falta pincel e tinta para isso.

Oxalá que os povos vivam de arte. Mas esta é alimento para a alma. A gastronomia fica encumbida de alimentar o corpo. Desafio a lembrar de outra manifestação cultural que caracterize um povo tão bem como a gastronomia é capaz de fazê-lo. Talvez me arrisque nesse desafio: a Música.

Raiz amarela

A Música toca. Alimenta. Embala. E é nesse embalo que pretendemos seguir. Aproveitando o potencial atrativo da música para oferecer oportunidades a artistas das mais variadas manifestações artísticas: dança, teatro, pintura, artesanato e muito mais.

Que a música seja instrumento de união não só dos músicos, mas que seja também um elo para fortalecer a cultura.

Raiz amarela

Integração

O Festival da Farinha Podre busca integrar uma série de eventos culturais utilizando a Música como ferramenta potencializadora de alcance e divulgação. Contará com apresentações musicais de artistas e bandas da cena local Uberabense, e também com a apresentação de nomes do cenário Nacional para dar maior visibilidade ao evento.

Será realizado anualmente, contendo edições complementares a serem realizadas no decorrer do ano. É durante estas edições que ocorrerão as seletivas, onde as bandas vencedoras serão indicadas para se apresentar na edição anual, além de receber premiação.

Uma proposta forte que o Festival vai carregar é a de incluir as mais diversas formas de expressão artística e aproveitar do potencial atrativo de eventos Musicais para apresentar estas formas de arte ao público e contribuir com os artistas a expandirem seu leque de oportunidades e aumentar a visibilidade.

Mais do que um Festival, será um acontecimento para valorizar os artistas e dar-lhes o devido reconhecimento, inclusive com gravação de material de áudio, para que as bandas enriqueçam seus portfolios.

Artes Visuais Pinturas